Este mês em Coimbra - fevereiro

02-02-2023

O Jornal Hermes traz-vos, novamente, a rubrica "Este mês em Coimbra". Para o mês de fevereiro, apresentamos alguns dos eventos que vão marcar a cultura da nossa cidade. Desde "AMADEO", na Casa do Cinema de Coimbra, até à peça de teatro "Romeu e Julieta" no Convento de São Francisco. Consulta a lista abaixo, para mais detalhes.


AMADEO

01 de fevereiro, às 18h45, Casa do Cinema de Coimbra

Amadeo e Lucie vivem uma grande história de amor quando a Primeira Guerra e a Gripe Espanhola fustigam a Europa. O pintor inspira-se em momentos do seu quotidiano para reter o futuro que sonha pintar. A sua vida é mais do que intensa: repleta de dor e amor, é fugaz. Um filme de Vicente Alves do Ó.


PENSAR O SÉCULO XX - OLHARES DO SÉCULO VINTE E UM

01 a 03 de fevereiro, às 9h00, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Este congresso procura situar-se nos debates contemporâneos sobre a história, memória e herança do século XX, contribuindo para a diversificação e complexificação das suas narrativas e representações. Terá múltiplas participações, incluindo a história e a memória, a história de arte, os estudos culturais, artísticos e literários, a filosofia, as ciências da comunicação, a pedagogia, as humanidades digitais, a economia e as ciências sociais, os estudos do clima e do ambiente, as ciências naturais e a tecnologia, os estudos urbanos e das mobilidades.


FERNANDO DANIEL

03 de fevereiro, às 21h30, Convento de São Francisco

Fernando Daniel apresenta «Presente» em formato acústico. Deste álbum fazem parte alguns dos maiores sucessos nacionais do último ano, tal como «Se Eu» (Single de Dupla Platina), com a participação dos brasileiros Melim, «Melodia da Saudade» e «Tal Como Sou», estes já galardoados com o Single de Platina.


TODAS AS COISAS MARAVILHOSAS

04 e 05 de fevereiro, às 19h30, Convento de São Francisco

Neste espetáculo, o ator Ivo Canelas convida o público a participar, abordando, de forma emocionante, temas como a depressão, suicídio, a família e o amor. Nesta peça, que assume um caráter imersivo, uma criança vai escrevendo, à medida que cresce, uma lista de razões para viver, com o intuito de tentar ajudar a mãe a recuperar de uma depressão.


POEMAS DE MEUS FA(R)DOS

04 de fevereiro, às 16h00, Centro Cultural Penedo da Saudade

«Poemas de Meus Fa(r)dos» é o primeiro livro de Carolina Almeida, uma jovem escritora que, desde cedo, revela talento pela escrita.


III GUERRA MUNDIAL

06 de fevereiro, às 21h00, TAGV - Teatro Académico de Gil Vicente

Shakib trabalha na construção civil e vive como sem-abrigo, após perder a mulher e o filho num terramoto. Ao longo dos últimos anos, mantém um relacionamento com Ladan, uma prostituta surda e muda. Quando o edifício onde Shakib trabalha se transforma no cenário de um filme sobre as atrocidades cometidas por Hitler durante a II Guerra Mundial, surge um convite para interpretar um papel: Shakib recebe ainda uma casa e a oportunidade de reconstruir a sua vida. Um filme de Houman Seyyedi.


CLUBE DE LEITURA TEATRAL

07 de fevereiro, às 18h30, Cena Lusófona

Nesta sessão, a leitura será dirigida por Raquel Castro. O Clube de Leitura Teatral é um projecto conjunto do Teatro Académico de Gil Vicente e A Escola da Noite que tem como objectivo a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia.


GRÉMIO BOÉMIO

07 de fevereiro, às 21h30, Grémio Operário de Coimbra

Stand up comedy com os anfitriões Guilherme Gouveia e José Bernardo, mais comediantes surpresa e momento open mic.


DINO D' SANTIAGO

10 de fevereiro, às 21h30, Convento São Francisco

Dino D'Santiago, natural de Quarteira, é hoje uma figura central da música portuguesa. Em termos musicais trabalha a tradição cabo-verdiana com o peso contemporâneo da electrónica global, como prova o hino «Kriolu», com a colaboração de Julinho KSD e co-produção de Branko.


PAISAGENS: INTERIORES - ENSAIOS FOTO-POÉTICOS

10 a 12 de fevereiro, das 14h00 às 20h00, Centro Cultural Penedo da Saudade

Exposição de Elsa Margarida Rodrigues [fotografias] e João Maria André [poemas], com intervenção de Isabel Calado, Inesa Markava (Bailarina) e actores/actrizes da Cooperativa Bonifrates. Inaugura às 18h00.


O FILHO

13 de fevereiro, às 18h00, TAGV - Teatro Académico de Gil Vicente

É o segundo capítulo da trilogia de Florian Zeller sobre o tema da saúde mental, e o seu segundo filme como argumentista e realizador. Um drama que segue a vida de uma família que se vai desmoronando e que tenta reerguer-se.


UM ESPAÇO PARA MINERVA. O JARDIM BOTÂNICO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

14 a 19 de fevereiro, das 10h00 às 18h00, Museu Nacional de Machado de Castro - MNMC

Esta exposição celebra os 250 anos da Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra. A centralidade da abordagem vai para o Jardim Botânico, revelando a descoberta dos 35 desenhos até agora desconhecidos e de especial significado para a descodificação dos vários ritmos construtivos ocorridos neste espaço que, também ele, comporta o ideário pombalino da crença no poder renovador da escola e na utilidade social da ciência. Inaugura às 17h00.


ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS

14 de fevereiro, às 20h00, Convento São Francisco

Jantar e concerto com o coletivo Tanto-Mar, que se apresenta pela segunda vez ao vivo explorando um repertório de sonoridades portuguesas e brasileiras ao som de compositores como Chico Buarque, Marisa Monte, Vinícios de Morais, António Carlos Jobim, Amália Rodrigues, Salvador Sobral, Clã, entre muitos outros.


O BRAIN! MY BRAIN!

21 a 25 de fevereiro, das 15h00 às 19h00, Casa das Artes Bissaya Barreto

Num diálogo entre a arte e a ciência, esta exposição procura desvendar o cérebro enquanto entidade orgânica e misteriosa que distingue o ser humano e emocional. Uma iniciativa do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra que reúne dois grupos de investigação, das Neurociências e do Design Computacional, para mostrar como o cérebro nos move, comanda, enriquece e engana, norteando o nosso quotidiano de vivência de onde emerge a multiplicidade de ser e estar, de pensar e sentir.


ROMEU & JULIETA

23 de fevereiro, às 21h30, Convento São Francisco

Esta nova produção nasce do desejo de continuar a trabalhar os grandes clássicos, dando seguimento ao trabalho desenvolvido com «Lago dos Cisnes» e «Sagração da Primavera», de Daniel Cardoso com a companhia Quorum Ballet, relacionando-os com a vida e a sociedade de hoje. O coreógrafo assumirá o desafio de apresentar uma nova criação inspirada em «Romeu e Julieta», de William Shakespeare.


CAVERNANCIA

26 de fevereiro, às 18h00, TAGV - Teatro Académico de Gil Vicente

Música de peso, drone e textura, talhada à faca por Pedro Roque com influências evidentes do seu trabalho como fotógrafo e das suas cicatrizes de músico e melómano punk. Ao vivo surge entre rasgos de luz e fumo numa encenação hipnótica que convida ao transe. No TAGV apresentará uma encomenda do menor - Festival de Música Eletrónica, numa peça duracional inédita, no encerramento do festival, com uma lotação muito limitada.

NEFLUC/AAC
Desde 1999
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora