Bernardo Lopes - Debate sobre Património e desporto

15-07-2022

No passado dia 22 de junho, realizou-se um debate sobre o Património e Desporto, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Trazemos-te o artigo de um dos convidados, realizado na sequência do debate. Bernardo Lopes é um estudante que preside a Pró-Secção de Boccia da Associação Académica de Coimbra. Lê na íntegra o artigo do Bernardo! 


No passado dia 22 de Junho, fui convidado pelo Professor João Gouveia Monteiro para o debate supra mencionado com o objetivo de explicar o projeto, do qual eu muito me orgulho de liderar, a Pró secção de Boccia da Associação Académica de Coimbra.

Debateu-se sobre vários temas entre os quais a transição para o alto rendimento desportivo e facto de Coimbra ter capacidade para ser uma potência no mundo desportivo. Mas, porque razão isso não acontece ? São vários os fatores que o impedem, por exemplo a falta de espaços próprios e a falta de apoios

Se nos focarmos no desporto adaptado, um dos grandes problemas da cidade de Coimbra é a inexistência de acessibilidades, bem como a falta de clubes que se estende à região centro, o que obriga os clubes a olharem para a competição como forma de sustentabilidade. Para além disso, a maioria dos jovens que frequentam o desporto escolar não tem clube, sendo a escola o seu único clube. O que faz com que não tenham onde praticar, aquando do final do ano letivo, perdendo-se assim muitos jovens valores.

Claramente que a pró secção é pioneira nestes pontos em Coimbra, pois não só está preocupada com a parte desportiva mas também com a parte social, uma vez que põe, em primeiro lugar, o bem estar dos atletas.

- Bernardo Lopes

NEFLUC/AAC
Desde 1999
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora