Os (novos) horizontes da APEB-COIMBRA para 2022/2023

07-08-2022

Os novos órgãos da APEB-Coimbra para o mandato de 2022/2023 tomaram posse, naquele que se avizinha ser um ano desafiante mas cheio de ambição!


Os (novos) horizontes da APEB, Coimbra para 2022/2023

No passado dia 23 de junho, ocorreu, em Coimbra, a tomada de posse do novo corpo gestor da Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros. Com a presença de distintas personalidades, como os Vice-reitores João Nuno Calvão e Cristina Albuquerque, da Universidade de Coimbra, o Provedor do Estudante, Paulo Peixoto, também da Universidade de Coimbra, a presidente e o vice-presidente do NEFLUC, assim como as mais distintas associações académicas, secções e demais organizações, o evento permitiu-se a homenagear Cesário Silva, presidente da Associação Académica de Coimbra, que faleceu de forma trágica, deixando enlutada a capa e batina académicas. Continuando o trabalho desenvolvido em 2021/2022, através da manutenção do seu presidente, Felippe Vaz, e vice-presidentes, Daniela Matinaga e Júlia Garioli, a associação de pesquisadores e estudantes brasileiros, denominada APEB-Coimbra, pauta-se pela ação de divulgação e defesa dos interesses dos estudantes e pesquisadores brasileiros, através da identificação de problemas, luta contra a propina internacional, que atualmente ronda os 7000€ anuais, combate à xenofobia, bem como a integração dos novos estudantes, os caloiros, no ambiente e espírito académico coimbrão. A associação assume, de igual modo, bandeiras de divulgação e informação cultural, com conferências, rodas de samba tradicionais, entre outras atividades, procurando dar a conhecer as particularidades da cultura brasileira, possibilitando um maior sentimento de pertença da comunidade brasileira na cidade e universidade de Coimbra.

Com uma sala cheia, a vice-presidente Daniela Matinaga afirmou que "a presença dessas diversas pessoas que consideramos de relações próximas com a APEB, para além de amigos, trouxe uma validação enorme do trabalho que a associação vem desenvolvendo ao longo dos anos. Foi emocionante ver a cerimónia lotada daqueles que fazem da APEB o que ela é hoje, para além de familiares, amigos, e todos aqueles que durante as mais diversas ocasiões tem demonstrado apoio à nossa causa", reiterando ainda o desejo da APEB-Coimbra de estreitar e aumentar a colaboração com as mais diversas entidades governamentais, académicas ou associativas, procurando uma maior integração e partilha cultural da comunidade brasileira. Com esse intuito, a equipa que irá dirigir a APEB-Coimbra no próximo mandato, conta com Felippe Vaz, como presidente, Daniela Matinaga e Júlia Garioli, na vice presidência, Sara Ribeiro, na coordenação cultural, Amanda Steffen, na coordenação do secretariado, Munisha Kishore, como coordenadora da Formação Académica, Catarina Pinho, na coordenação da comunicação e João Roberto, como tesoureiro. A auxiliar estes diferentes pelouros da associação, encontram-se os suplentes Pedro Teixeira, Bernardo Costa, Lis Crivellari e Yasmin Medeiros.

Como desafio, o ano de 2022 afigura-se particularmente importante na história do Brasil e da comunidade brasileira, uma vez que se celebram os 200 anos da independência brasileira, sem descurar os eventos políticos decorrentes das eleições para os mais diversos cargos do Estado brasileiro. Confiantes, os dirigentes da APEB-Coimbra defendem que este ano a Associação poderá desempenhar um papel fulcral, através da organização de eventos de diversas carizes, por forma a incentivar as reflexões sobre o passado e futuro da nação brasileira, assim como da sua comunidade.

- Pedro Teixeira, APEB


NEFLUC/AAC
Desde 1999
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora